domingo, 26 de junho de 2011


Confira a matéria especial sobre o SNSD na revista GQ Japão!

Confira abaixo a matéria publicada na edição de Julho da revista GQ Japão!
Enquanto o poder do K-Pop continua a se espalhar globalmente, o mundo está levando a sua atenção às nove talentosas artistas com aparência, vocais e dança de nível mundial, as quais nós acabamos conhecendo como Girl’s Generation, ou SNSD.
A GQ Japão se tornou a primeira revista para homens a conduzir uma entrevista e uma sessão de fotos com o SNSD, que representa não somente a Coréia, mas toda a Ásia. Através da entrevista, nós podemos olhar de perto como é o SNSD de verdade, e é o nosso desejo parar de falar somente das suas pernas lindas, que é um problema não somente do Japão, mas sim de todo o mundo, já que elas são reconhecidas como “Ídolos com pernas lindas”.
Em conjunto com outros representantes do K-Pop, o SNSD está aumentando a sua posição como pop stars de forma contínua, chamando a atenção de não somente a Ásia, mas de todo o mundo. A sua agência, a SM Entertainment, realizou duas apresentações de um show cheio de estrelas, o SM TOWN Ao Vivo, no continente europeu, sendo que os ingressos esgotaram em apenas 10 minutos!
Do outro lado do mundo, no Brasil, existe um fanclube para elas (Obs.: Há! Sim, ELE ESTÁ FALANDO DA SOSHIBRASIL :D), e as meninas também já foram destaque na BBC e na “France’s 2nd TV”, que falou sobre a globalização do K-Pop, sendo que elas são consideradas como as melhores representantes do K-Pop como um todo.
Junto com a sua popularidade, o valor de mercado do SNSD também aumentou incrivelmente, como pôde ser visto no MV “Chocolate Love” para a LG, e também na sua colaboração com o diretor James Cameron, para o vídeo promocional da TV 3D da Samsung. Em seguida, elas trabalharam com uma das maiores empresas de processadores para computadores do mundo, a Intel, na sua campanha para o mercado asiático, e realizaram mais um MV, chamado de “Visual Dreams” por elas terem uma aparência atrativa, e também se acredita que elas podem aumentar ainda mais as vendas, mesmo de um produto já muito conhecido.
Entretanto, o que nós estamos tentando dizer aqui é que esse incríveis resultados não surgiram do nada. Para se iniciar no K-Pop, você normalmente tem de passar de 5 a 8 anos como trainees, antes de ter o mercado global como objetivo. Por isso, ter no grupo Jessica e Tiffany, que viveram nos EUA, é uma vantagem e uma grande arma para o SNSD.
Além disso, entre a equipe que acompanha e apoia de perto o grupo estão compositores de primeira linha, escritores de músicas e coreógrafos. Elas têm toda a estrutura necessária para produzir materiais de nível global.
Para um grupo de primeira como o SNSD, foi uma ótima surpresa descobrir que elas não eram nem um pouco arrogantes quando você as conhece em pessoa. Ao contrário, elas são meninas doces e diretas, então às vezes parece como se elas não estivessem se defendendo. Elas têm um relacionamento extremamente bom entre si, mesmo que cada integrante do grupo seja única e diferente das outras.
Uma das maiores forças do SNSD é que cada integrante tem múltiplas habilidades, podendo alternar a sua posição no grupo, e mesmo assim mantendo o seu charme e características únicas. Cada integrante é ótima em termos de vocal e dança, e algumas delas são excepcionalmente talentosas em uma delas.
Além disso, cada integrante tem a chance de expandir os seus talentos em comerciais individuais, drama ou programas de variedades, então todas as nove tem diferentes áreas para brilhar, e elas não tem posições fixas como líder ou “centro”.
Em 2009, vestindo uniformes de apresentação idênticos, elas apresentaram “Genie” e “Gee”, mostrando como o SNSD é um grupo com múltiplas habilidades. Para conhecer melhor o verdadeiro SNSD, é recomendado aos leitores que procurem no YouTube pelos seus carismáticos passos de dança, ótimos vocais cantando músicas pop do ocidente e também o seu lado brincalhão nos programas de entrevistas.
Quando questionadas sobre qual seria a sua maior força, que as faz se sobressair em relação aos outros grupos femininos, Jessica respondeu “Nós temos nove cores, assim como as cores do arco-íris variam. Além disso, a energia e o trabalho em equipe brilham ainda mais quando nós nove estamos juntas”.
Assim como o que Jessica disse, os fãs pelo mundo focam especialmente no fato de elas serem únicas, assim como no seu trabalho em equipe. Não somente isso, o fato de que elas trabalham duro é também sua arma para o sucesso. Cada integrante passou por treinamentos diários de mais de 10 horas, durante a sua adolescência. Esta história se tornou uma parte única e dura do SNSD, e isso motivou cada integrante a trabalhar ainda mais duro.
Taeyeon falou sobre o seu último single, “Mr. Taxi”, e disse “Os passos da dança eram difíceis. Entretanto, já que nós já cantamos e dançamos uma grande variedade de músicas, essa música não foi excepcionalmente difícil”.
Enquanto isso, quando questionados sobre qual música melhor representaria o SNSD, Sooyoung respondeu “’Run Devil Run’ porque é a música mais legal e artística. Além disso, ela foi a que mais gostamos de apresentar”.
As meninas não se permitem sentir orgulho ou satisfação tendo somente uma imagem “fofa” como estrelas.
Maxime Paque, que administra o Korean Connection, um fansite francês sobre K-Pop, disse “Elas são todas muito trabalhadoras se comparadas a alguns artistas europeus. As estrelas coreanas são como atletas”.
Essa meninas não tem de se preocupar somente com a sua saúde e com os treinos diários, mas também escutar Corinne Bailey Rae ou Bruno Mars, e assistir sites de vídeos para testar novos passos de dança.
O SNSD, que trabalha duro dia e noite, pode dizer com orgulho que sabe os seus valores próprios e a expectativa dos fãs.
Então, nós não podemos deixar de imaginar, por qual motivo o mundo foi atraído por elas?
A sua agência, a SM Entertainment, utilizou plataformas mundiais como o YouTube com o objetivo de expandir para o mercado global. Por eles terem “compartilhado” o sucesso do SNSD como um grupo, eles também conseguiram criar uma base de fãs internacionais. Você pode até chegar a pensar que quando o SNSD está para lançar um MV no Japão, existem mais fãs internacionais esperando ansiosamente, que fãs japoneses. Através desses meios de comunicação globais, o SNSD aprimorou a sua atratividade e cada vez mais fãs ficam na expectativa pelos próximos lançamentos.
O K-Pop e Bollywood são os dois melhores exemplos da integração bem sucedida entre uma estratégia de negócios, e o YouTube. Por o pop americano já ser conhecido mundialmente, o YouTube não ajudou a aumentar muito a sua popularidade.
Entretanto, é uma história completamente diferente com o K-Pop. Não existem muitas maneiras para que os europeus e sul-americanos possam conhecer o K-Pop. Por isso, eles tem de descobrir o K-Pop por conta própria, através do YouTube e a Internet.
Lucas, administrador de um fansite brasileiro sobre o SNSD, disse (Obs.: HELL YEAH, sou eu! :D) Enquanto eu estava procurando por um novo wallpaper para o meu computador, eu encontrei uma foto de nove meninas lindas, e comecei a pesquisar sobre elas. Dois anos atrás, era extremamente difícil de encontrar informações sobre elas. Entretanto, através da Internet, cada vez mais pessoas estão se tornando fãs. Nosso site tem cerca de 3.000 a 4.000 visitas diárias atualmente.
Maxime Paquet disse, “Eu acredito que os franceses estão lentamente se cansando da cultura do pop ocidental. O K-pop é extremamente similar à cultura pop americana. Entretanto, ele tem algo que a cultura pop americana está em falta. Além disso, os artistas do K-Pop já mostraram a sua alta qualidade em diversas áreas diferentes. Todos eles cantam e dançam muito bem. Talvez o fato que o seu trabalho duro é mostrado claramente durante as apresentações seja algo novo para os ouvintes franceses. Os ouvintes de K-Pop ainda estão aumentando em número e eu acredito que já existam mais de 100.000 ouvintes na França”.
As pessoas compararam os artistas pop americanos e os do K-Pop, e escolheram o K-Pop para ouvir, um gênero de música de um país oriental distante, e o mesmo está acontecendo com o Japão. Também é dito que os adolescentes são os que mais gostam do SNSD.
Mesmo sem ninguém dizer para eles quem canta ou dança melhor, os adolescentes japoneses irão naturalmente descobrir ao comparar o SNSD à outros ídolos japoneses. Eles irão então aceitar o SNSD, assim como o fato de que o seu sucesso é produto do seu trabalho duro.
O K-Pop está tentando substituir o que era conhecido como música ocidental. Nós não sabemos dizer com certeza qual é o motivo que faz com que as novas estrelas globais sejam asiáticas fofas. Pode ter sido o resultado de grandes estratégias empresariais, ou pode ser que o mundo estivesse desejando algo asiático há muito tempo.
Nós não responderemos o motivo de que esse fenômeno tenha acontecido com essas nove meninas. O que nós podemos dizer, é que se o século 21 for pra ser a era dos asiáticos, então o sucesso do SNSD é o sinal de que essa era está para começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário